quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Resenha: Attomica - The Trick (2018)


   O Attomica é uma das maiores e mais longevas bandas de Thrash Metal no Brasil, e que mesmo após várias formações e tendo até uma pausa em sua carreira, continuam mantendo suas raízes do Thrash Metal desde 1985.

   "The Trick" é o último lançamento da banda, que antes havia lançado o álbum "IV", em 2012. E de lá para cá, tiveram vários acontecimentos na história da banda. Houveram mudanças na formação, e a perda trágica do vocalista Alex Rangel em um acidente de moto, no ano de 2015.

   Durante esse período, a banda procurou se restaurar. Com isso, o baixista e co-fundador André Rod assumiu o posto de vocalista, algo que não fazia desde o álbum "Limits of Insanity". 

   Antes da formação atual da banda se concretizar havia outro guitarrista, que gravou "The Last Samurai", apesar de que no "The Trick" essa música foi regravada.




   Algo que diferencia esse de outros álbuns da banda é a técnica apresentada nele. Nos álbuns anteriores, o Thrash Metal estava bem mais evidente. Em "The Trick", foi mais explorada a técnica de cada músico, mais ainda sim sem perder suas raízes do Thrash.

   O álbum já começa com "Give me The Gun", que é a música mais rápida do disco. Uma verdadeira aula de Thrash Metal, iniciando com um solo de bateria que se estende até o riff inicial, tendo uma mudança no ritmo ao decorrer da música. 
   Logo em seguida, "Feeling Bad, é uma faixa mais lenta em relação à primeira, mas sem perder o peso, com grandes riffs de guitarra. 
  "Kill the Hero" é uma das faixas que ganhou videoclipe. Uma música cadenciada, contendo um refrão marcante, e destaque ao trabalho da "cozinha", que está incrível! 



   "The Last Samurai"  foi regravada para o "The Trick", agora apenas com uma guitarra, e conseguindo manter o peso da versão original (conseguindo ser até melhor, na minha opinião), e conseguindo melhorar o vocal de André em relação à primeira gravação, que agora possui um peso, técnica e qualidade maior. 

   "The Trick / You Bet" é a faixa mais longa do álbum, e a que dá título ao próprio. Nessa faixa, destaco principalmente o trabalho de guitarra e bateria dos novos integrantes Argos Danckas e Marcelo, que entraram em 2014, e estão cumprindo muito bem os seus postos na banda. Essa música possui belos solos, com muita técnica e peso, características que definem bem a sonoridade desse álbum. A parte acústica ao final da música é outro destaque a parte, também executada por Marcelo, cheia de melodia e feeling. 



   "Endless Cycle" é a música mais diferenciada do disco, ainda sim não deixando de ser sensacional. A faixa inicia com uma parte acústica melódica, e vai seguindo o mesmo ritmo com a entrada do vocal. Na metade da faixa, ocorre uma mudança, fugindo daquela parte melódica e começando um instrumental pesado e agressivo, que segue até o fim da faixa. 

   "Land of Giants" é a única faixa totalmente instrumental do álbum, em que os músicos apresentam todas as suas técnicas em seus instrumentos, com muito peso, agressividade e técnica. 

   "Mistery" é a última faixa do disco, e a última gravação de Alex Rangel. Além de Rangel e os integrantes da formação atual do Attomica, também está presente nessa faixa o guitarrista Thiago Donizeth, que também tocou na primeira versão de "The Last Samurai" (do videoclipe). A letra dessa música é sensacional, com reflexões sobre a vida. E a interpretação de Alex nessa faixa é divina. Uma grande tributo a este vocalista que foi de grande importância na história do Attomica!!




    De considerações finais, "The Trick" foi um dos grandes lançamentos do ano de 2018, e um marco na carreira do Attomica, por ser um álbum técnico, e que manteve o peso e originalidade da banda, que segue a tantos anos na luta pelo Heavy Metal no Brasil!


   A ponto de curiosidade: a banda realizou um show em sua cidade natal (São José dos Campos/SP), com participações de músicos da referida cidade, que são o Flávio Devarshi (Vírus) e Luana Camarah (Banda Malta). Nesse show, o "The Trick" foi tocado na íntegra, além dos clássicos da banda. 

   Ele foi gravado, e logo mais será lançado em DVD!





Nenhum comentário:

Postar um comentário