quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Entrevista Kadu Castro

O Brasil Rocker tem a honra de apresentar uma entrevista com Kadu Castro, idealizador do projeto ABC A DETROIT DO ROCK BRASILEIRO. Nessa entrevista, falamos sobre esse projeto, além de sua vida no universo musical.


Kadu, é uma honra ter sua presença no Brasil Rocker. Realmente fico muito lisonjeado! Seja bem vindo e sinta-se à vontade!! 



Kadu: Agradeço em nome de minha equipe pela oportunidade e ao espaço que o blog Brasil Rocker nos dá em nome desta Cultura que tanto amamos, chamado Rock´n´Roll. 



Como a música entrou na sua vida? 


Kadu: Desde minha infância era aficionado por música, pelos vinis, tive uma vitrolinha presenteada por meu saudoso pai nos anos 70. Já na adolescência, aos 13 anos, veio a descoberta da rádio, no caso, uma das pioneiras no gênero Rock do Brasil, nossa extinta 97 FM (localizada em minha cidade, Santo Andre), neste período passei a freqüentar a rádio e logo me tornei amigo de um dos locutores o lendário “Capitão de Aço”, o meu mestre: Beto Peninha, apresentador do programa intitulado “Sessão Rockambole”, que rolava durante as tardes de domingo. Isso acabou fomentando cada vez mais meu interesse pela música, sobretudo pela arte. Alguns anos depois, meus primos formavam uma banda e naquele momento, eu testemunhava o surgimento da cena Punk Rock e assim foi minha primeira referência ao vivo, um deles o Paulinho “PH” (guitarrista) tempos depois acabou fundando uma das bandas pioneiras em nossa região a PÁTRIA ARMADA, banda importante, mesmo sofrendo mudanças em sua formação, consolidou-se na cena, exportando seu trabalho para outros países latinos e pro mercado europeu. 


Quais suas bandas favoritas? 

Kadu: Tenho várias bandas favoritas, seria até injusto mencionar só algumas delas! Entre as nacionais: Camisa de Vênus, Ira!, Golpe de Estado, $alário Mínimo, Viper, Garotos Podres, MX, etc. As internacionais: Led Zeppelin, Rolling Stones, AC/DC, Queen, Kiss, Ramones, curto também Janis Joplin e Stevie Ray Vaughan. (seleção meio eclética, não? risos) 

A sua primeira banda foi o Rango Jungle, em que você foi baterista. Comente sobre essa banda, a sonoridade dela, shows, etc. 

Kadu: Sim, o RANGO JUNGLE, foi minha primeira banda em 1997. Som autoral, onde fui baterista, era uma ideia pra juntar amigos (alguns vizinhos do bairro) para se divertir e ao mesmo tempo produzir algo que pudesse nos satisfazer além desta diversão! As influências eram latinas, havia também Reggae, Pop, Rock, Ska, porém não teve tanta representatividade, não trabalhamos muito para isto! Foram pouquíssimos shows, mas faço a honrosa menção, em sua primeira formação, ao saudoso amigo e irmão Dimmy Adriano (um exímio baixista) - por conta de seu primeiro experimento musical, depois acabou saindo para fundar em 2002 a banda READY TEDS, uma das melhores bandas de Rock´a´Billy do Brasil, banda que acompanhou renomados artistas inclusive foi banda de apoio de Tony Campelo (irmão de Celly Campelo). 

  

Essa banda chegou a deixar algum registro? 

Kadu: Temos um ensaio gravado e o vídeo de um show realizado num festival de bandas em Santo André no ano de 1999, neste evento, estavam as bandas PHARTUM, DIVINA TROOP e na formação o batera era o amigo Marcelo Fortunato (que também integrou e gravou com MONTANHA e GENOCÍDIO) a banda GENERAL PIG era formada pelo guitarrista Jean Gantinis (da banda MONTANHA) e o batera Rudi Leschonski (da lendária e pioneira banda de Heavy Metal brasileiro KARISMA). 

No ano seguinte registramos um ensaio com 6 musicas, com a última formação, no Studio 74 (Santo Andre), na ocasião havíamos recém inaugurado e conceituado estúdio! 


O que ocasionou o fim do Rango Jungle? 

Kadu: Mudanças na formação, a falta de interesse de alguns pelas influências latinas, do groove, do tribal, do Reggae, do Ska, misturando-se ao Rock. Havia o receio ao hibridismo natural.


Após o fim do Rango Jungle, você é convidado para tocar na banda Phartum. Comente um pouco sobre essa transição. 

Kadu: O PHARTUM foi uma banda sensacional, formada em 1994, por queridos amigos, tínhamos em comum a questão de sermos associados ao Fã Clube do Camisa de Vênus, o som era autoral, mas também haviam covers. E obviamente que a banda trazia influências de Camisa, Ira!, Golpe de Estado, 365, sobretudo Rock Nacional 80. Foi uma banda que acompanhei como amigo e expectador, fizeram apresentações importantes, grandes festivais como o Abril Music no Playcenter, shows com as Velhas Virgens, Johnny Boy (musico/multi instrumentista) tocou com Raul Seixas, Marcelo Nova, Camisa de Vênus, Ira!, Nasi. Também outro mestre Franklin Paolillo (baterista) tocou com Tutti-Frutti, Made In Brazil, Joelho de Porco, Raul Seixas e por fim a participação de Mao (vocalista) do Garotos Podres. A banda teve dois CDs demos, o primeiro gravado em 1999 e o segundo em 2002. Acabei integrando o Phartum somente em 2003 como guitarra base, chegamos a fazer shows em teatros, bares e centros culturais.


Após o fim do Phartum, você realizou outro trabalho musical? 

Kadu: Minha saída já era esperada, naturalmente surgiram divergências, nunca me preocupei com virtuosidade ou técnicas, na verdade eu queria ser “uma espécie de Karl Hummel” e “Botar Pra Fudê!”, minhas raízes vem do Punk Rock porra!!! (aliás, saudoso Hummel, guitarrista do Camisa de Vênus, que nos deixou em julho de 2017) mas nos aspectos: criação de arte, divulgação, idéias e arranjos, mandava bem! Ainda em 2003 resolvi cuidar de produção musical, fui convidado a produzir um bar Rock 'n' Roll na tradicional Rua 13 de Maio no Bixiga em SP, era o Zinc Rock Bar, não foi fácil concorrer com casas tradicionais como: Café Piu Piu, Café Aurora, The Wall Café, Alcatraz Rock Bar, realmente não obtive muito êxito, mas feliz por ter feito mais amigos que inimigos! (risos). Consegui levar bandas do nosso ABC, num período onde havia uma certa resistência, fiz shows com as bandas DRAGSTER (SP), JOHNNY BOY (SP), PHARTUM (ABC/SP), SABOTAGE (ABC/SP – Tributo ao Black Sabbath), DR CASCADURA (BA), MARIA+ZÉ (BA), PAULÃO V.V. (SP) , entre outos. Posteriormente cheguei a fazer também em bares e clubes na região do Grande ABC. 


Qual o show mais marcante de sua carreira como músico? 

Kadu: Honestamente não posso afirmar “a carreira de músico”, mas amava o que fazia! Tive oportunidades como poucos e talvez não soubesse aproveitá-las da melhor maneira. Surgiu uma chance de estudar em uma das mais conceituadas escolas de musica de SP o IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia - atualmente conhecida como Escola de Música & Tecnologia (EM&T) na época com Wander Taffo, aprendi a ter disciplina, porém não me dediquei como deveria. Quanto ao show que marcou, foi em 2004 (o último que fiz), na ocasião nos apresentávamos no Centro Cultural São Paulo , na mítica Sala Adoniran Barbosa. O PHARTUM fazia a abertura do show do multi instrumentista e produtor JOHNNY BOY, foi um show vigoroso, apresentamos ao publico um set-list de músicas autorais, arranjos consistentes, diferente daqueles que estavam registrados nos CDs demo, foi uma satisfação por completo! Estava entre amigos e ainda rolou um “duelo” de guitarras sobre o mesmo palco onde estava um de meus amigos e ídolos, o Johnny Boy. 


Nos últimos tempos, você vem divulgando o projeto que você anda desenvolvendo, o "ABC A Detroit do Rock Brasileiro", fale-nos um pouco sobre esse projeto: 

Kadu: É um projeto pioneiro e muito audacioso por sinal, a realização de um sonho... Cerca de uns 20 anos, venho traçando, esboços, rascunhos, daqueles que saem do papel e vão tomando forma e corpo. Nasci em Santo Andre, um importante berço no rock nacional, o pioneirismo está a minha volta: São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, ou seja, nosso grande ABC é um celeiro de grandes talentos para a arte. Pare e pense, já imaginou quantas bandas, músicos, artistas e casas de shows foram importantes na história do rock brasileiro e são oriundos de nossa região??? Através de questionamentos com este, resolvi trazer a tona, minha antiga pesquisa em forma de documentário, Nessa obra pioneira, na condição de observador legítimo dos processos históricos relatados na obra, os fãs e interessados em música vão encontrar informações relevantes e autênticas sobre as raízes do rock nacional na região, seus desdobramentos para outros cenários, além de nomes, figuras e toda importância deste rico pólo cultural.


Além de você, que outras pessoas estão trabalhando no desenvolvimento do "ABC: A Detroit do Rock Brasileiro"? 

Kadu: Com o dinamismo e a crescente popularidade alcançada através das redes sociais, criamos uma equipe, a qual é formada por grandes amigos, verdadeiros parceiros, doando seu tempo e trabalho de maneira gratuita, entre eles, temos: mestres em comunicação, jornalismo, departamento de marketing e jurídico. 

Você já citou que essa ideia é antiga, cerca de 20 anos. Porque só veio concretizar-se após tanto tempo? 

Kadu: Tudo tem seu momento certo, acredito que este seja o momento! Mas não vou negar, este impulso veio através do Mestre e Amigo Luiz Calanca (proprietário da Loja/Selo: Baratos Afins) na Galeria do Rock –SP, Luiz sempre foi um visionário um cara como poucos, sempre acreditou em nossa Cultura Rock, haja visto que seu selo lançou várias bandas de nossa região, através de uma parceria lançou o disco do Karisma (a primeira banda de Heavy Metal do Brasil a cantar no idioma Inglês), depois o lançamento a primeira coletânea de Heavy Metal do Brasil (SP Metal I e II) contendo faixas da banda Performances, mas a coisa vai além disso, o nome desta obra literária “ABC A DETROIT DO ROCK BRASILEIRO” foi sugerido pelo próprio Luiz Calanca, quer melhor benção que esta? (risos). E como diria o inoxidável amigo, Paulinho Heavy (ex-vocalista da banda Inox e apresentador do Som Pop/TV Cultura – Atual, Programa É Noize exibido pela AllTV) “Antes tarde do que nunca...” 




Como o público poderá contribuir para viabilizar esse projeto? 

Kadu: Se tudo ocorrer como planejamos, em 2020 iremos lançar através de uma plataforma de crowdfunding, ou seja, uma campanha de financiamento coletivo, a famosa “vaquinha virtual”. É por meio desse instrumento que muitas iniciativas socialmente relevantes estão saindo do papel e alcançando êxito e assim o faremos uma vez que não dispomos destes recursos. Além de adquirir o primeiro LIVRO sobre a Cultura ROCK do ABC os apoiadores receberão recompensas EXCLUSIVAS como: Camisetas, Bottons, Patches, Chaveiros, Canecas, Imãs-Abridores de Garrafas, DVD-Mini-Documentário (Edição Limitada) “ABC a Detroit”, conteúdo inédito e exclusivo. 

Esse projeto vem recebendo uma boa aceitação/apoio do público Rocker até o momento? 

Kadu: Sim, como já mencionei em uma das questões, a crescente popularidade e o interesse por esta obra fez a notícia chegar até você aí no estado do Ceará, fez também atravessar o Atlântico, houve um convite para um possível lançamento de nossa obra através do Selo/Editora “Metal Soldiers” em Portugal. 


Se o projeto tiver uma boa recepção, pretende fazer um documentário em longa metragem? 

Kadu: Muito embora, não fosse uma má idéia! Veja bem, escrever, documentar sobre as principais e mais relevantes bandas, artistas, casas de shows, escolas de musica, estúdios, lojas, instituições, mesmo enfrentando algumas dificuldades, afinal algumas bandas nem existem mais, assim como, alguns músicos não estão mais neste plano, outros mudaram de cidade, de estado, de país. As buscas por informações são incessantes, parecem nunca terminar! Nossas pesquisas não se restringem somente aos anos 80 e 90. E por falar em documentário em vídeo, não teremos um longa metragem, mas um DVD “mini-documentário”(Edição Limitada) recompensa exclusiva aos nossos apoiadores. 

Além de bandas, casas de show, (entre outros) o "ABC: A Detroit do Rock Brasileiro" vai abordar sobre ocasiões em que outros artistas/bandas trabalharam parte de sua carreira no ABC? 

Kadu: Sim! A exemplo de nosso Rei do Rock, Raul Seixas, com passagens importantes por nossa região, onde realizou grandiosos shows e também gravou os dois últimos álbuns de sua carreira solo, entre outros e muitos outros! (Sem spoiler brother, por favor!! risos) 

Você entrevistou músicos de bandas do ABC. Teve algum que lhe deu trabalho de conseguir informações e contato? 

Kadu: Não foram entrevistas somente com músicos de nossa região. Esta obra literária também é composta por depoimentos de importantes músicos fora do eixo ABC/SP, qualificando e dando credibilidade ao que fora atribuído em suas respectivas carreiras. Se algum deu trabalho? Até o momento não, porém o que foi confiado a mim, o volume de informações creditadas, isso já vale o preço de qualquer aborrecimento ou dificuldade que venha surgir! 

Kadu, vamos chegando ao fim da entrevista. Foi muito gratificante entrevistar uma pessoa que tanto luta pelo Rock n' Roll, e ainda acompanha nosso humilde Blog! Passo a palavra a você, caso queira passar mais algum recado... 



Kadu: Mais uma vez, em nome de nossa equipe agradeço a oportunidade ao Blog Brasil Rocker e seus leitores, a todos os amigos que acompanham e apóiam nossos ideais, afinal não se trata de bairrismo e sim a valorização de nossa arte, que estas não sejam consumidas com as cinzas do esquecimento, mas que possam resgatar a memória, ampliar o cabedal de conhecimento e a resiliência das novas gerações e renovar uma nova linha de montagem, nós somos ABC A DETROIT DO ROCK BRASILEIRO!!!


Um agradecimento especial ao melhor designer gráfico do ABC e de São Paulo: by Fraile (Moacir Fraile - também conhecido como Hulk'a'Billy, a voz da banda Kães Vadius) responsável pela ilustração da capa de nosso livro, assim como o designer visual da linha de produtos.





Conheçam nosso projeto! Curtam nossa página: www.facebook.com/abcadetroitdorockbrasileiro 



Agradeço imensamente ao apoio de todos Amigos (as)!!!

6 comentários:

  1. Show!! Kadu, sabe muito do ABC, e de Rock. Abraços meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcão querido irmão, sou um mero aprendiz, tenho muito a aprender, do pouco que sei, sinto a necessidade em compartilhar, afinal de contas ninguém se propôs a escrever uma unica linha! Abção

      Excluir
  2. É muito gratificante ter nossa história, ou até melhor dizendo, ter parte de nossa vida eternizada por um projeto tão importante e feito com um nível de veracidade tão apurado. Me lembro de ter datas corrigidas pelo Kadu pois a idade para mim já embaralha algumas coisas, rssssss. Em nome dos amigos e bandas da nossa época meu muito obrigado. Que este projeto mostre a esta nova geração que, na nossa época muita gente fez com o coração na ponta dos dedos e com quase nada nos bolsos um Rock autêntico e que deixou sua marca. Abraços Cesar Achon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelas palavras e acima de tudo por sua amizade, voce é Mestre naquilo que faz, tem alma tem sentimento! O objetivo é exatamente este nobre amigo, levar ao conhecimento desta nova geração nossos valores e na expectativa que esses valores de renovem e que a engrenagem de nossa Detroit do Rock nunca pare!

      Excluir
  3. Muito Obrigado Blog Brasil Rocker, obrigado a todos os leitores, amigos que estão compartilhando e divulgando este nosso projeto! Tudo isso é feito com muito amor, respeito a nossa arte o nosso pioneirismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e apoio ao Blog! É algo que faz prosseguir cada vez mais com o trabalho! E o ABC A DETROIT DO ROCK BRASILEIRO, o que tenho que falar? Um dos projetos mais legais que surgiu nos últimos tempos, tem meu total apoio!!!

      Excluir